AVEIRO

Dando por finalizada minha visita a Figueira da Foz, embarquei em um ônibus da Rede EXPRESSOS com destino a Aveiro.
Novamente, fui presenteada com boas surpresas no percurso feito, apesar da rapidez da passagem do ônibus. Como não me encantar com vários povoados enfeitados com extensos tufos verde e branco de copos de leite? Com o aproveitamento de espaços (que aqui são um luxo) no plantio de hortas e pomares (laranjas sobretudo), exercendo o papel de jardins na frente das casas? Os parreirais domésticos, podados, também contribuindo para tornar a paisagem urbana tão original?
E por quê não mencionar pequenos cemitérios participando na divisão dos espaços?
Em Aveiro acomodei-me no Hotel Veneza, bem localizado em relação à principal avenida que nos liga ao centro histórico e outras atrações.
Os espaços públicos dessa cidade são fáceis de serem percorridos de Buga (bicicleta de utilização gratuita) ou a pé. Há um mapa pedonal para orientar o turista onde ir e o que ver em caminhadas que variam entre 8, 12, 16 minutos.
Por ser baixa estação, não há ônibus que fazem tour. Vai-se a pé, de buga ou táxi, Contratei um táxi (não ficou tão mais caro que ficaria o tour) e pude aproveitar para ver muitas coisas, até mesmo em lugares onde o ônibus tour não chegaria. Estive:

Rua próxima ao bairro Beira Mar
- Bairro da Beira Mar. Tradicional, era zona onde resideiam os pescadores e os marnotos (trabalhadores das salinas ainda existentes). É um lugar muito interessante. Com o desenvolvimento da produção cerâmica, as fachadas das casas, antes caiadas, passaram a ser revestidas de azulejos coloridos. Era uma técnica de isolamento das casas contra a umidade marítima além de baratear o revestimento externo das paredes.

- Praça do Peixe. Onde é feito o comércio dos peixes e frutos do mar. Nas suas vizinhanças há animados restaurantes, casas de chá, padarias e confeitarias. O edifício onde é feito  esse comércio data do início do século XX e mantém-se nessa função desde sua construção.



Oficina de Ovos Moles.
O motorista de táxi quis
aparecer na foto. Sua esposa é
brasileira, mineira de
Congonhas do Campo
.
 

- Oficina do doce típico da região: o Ovos Moles. Casa de aparência pequena voltada para o exterior, mas espaçosa interiormente. Oferecem serviços gratuitos de informação da história dos Ovos Moles, de como são realizados o enchimento e corte dos doces, tão delicados e deliciosos. Pode-se entrar no site www.oficinadodoce.com para maiores informações.




Sé Catedral de Aveiros
- Monumentos religiosos como: Capela de São Gonçalo, Sé Catedral de Aveiro.
-Monumentos históricos: Assembléia Municipal (antiga Capitania), Teatro Aveirense.


Ílhavo. Exemplo de construção
em estilo Arte Nova. 
-  Museu de Arte Nova. Instalado na Casa Major Pessoa, marca a criação de um novo estilo de construção em Aveiro. Outros exemplos dessa arquitetura podem ser vistos na cidade vizinha de Ílhavo.

- Centro do Congresso instalado na antiga fábrica de cerâmica Jerônimo Pereira Campos. Arquitetura típica da transição do século XIX para o XX. Mostra imponente fachada em tijolos.
- Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, em Ílhavo, fundada em 1824. Constitui um conjunto formado pela Capela de Nossa Senhora da Penha de França e o Museu da Vista Alegre, ambos em remodelação. Entre no site
www.myvistaalegre.com


Não poderia finalizar a visita à cidade sem passear pelos canais que fazem dessa cidade a "Veneza Portuguesa". Em um barco todo pintado, o moliceiro, pude ter uma visão do bairro Beira Mar e do Centro de Congressos a partir das águas.
Foram passeios ótimos e uma estada muito feliz em Aveiro.
E aqui estou eu. Ao fundo, a antiga fábrica de cerâmicas,
atualmente, Centro de Congressos. Largo da Fonte Nova.

2 comentários:

  1. Ei mãe, delicioso o local, e ótima referencia sobre ele, agora é só conhecer pessoalmente!

    ResponderExcluir
  2. Tá linda....... e feliz....(adoro isto)

    ResponderExcluir